O Curso


O curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados, passou a denominar-se curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conforme determinação da Secretaria de Educação Tecnológica em função da Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19, que aditou a Portaria nº 1.003, de 12 de julho de 1993, publicada no D.O.U de 13 de julho de 1993, ato autorizativo do referido curso. De acordo com a Resolução CNE/CP nº 3/2002: "Art. 4º Os cursos superiores de tecnologia são cursos de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo." Portanto, trata-se de um curso Superior de Tecnologia, com duração de 3 anos (6 semestres) e JAMAIS PODERÁ SER CONFUNDIDO COM BACHARELADO.

 

 



Analisando o perfil socioeconômico do Estado de Mato Grosso verifica-se uma diversidade de áreas de interesse econômico no Estado, bem como a economia passando por substanciais modificações em seu perfil produtivo nas últimas três décadas, quando passou de um estado predominantemente agrícola, transformando-se numa economia industrializada. A necessidade de criação de novos softwares em novas indústrias e no comércio se tornou imperativa. Assim, fica claro a carência de profissionais da área de computação no mercado e que a oferta de vagas em novos estabelecimentos está longe de atender a demanda real, daí a importância do curso no Instituto.

Objetivo Geral
Formar profissionais críticos quanto a sua atuação no mercado de trabalho, para atuarem de forma eficaz nos processos de especificação, documentação, análise, projeto, desenvolvimento, implantação e manutenção de produtos de software, como também gerir equipes em projetos de construção de softwares, além de propiciar um itinerário formativo interdisciplinar e prático, que lhe garanta condições para a inserção no mundo do trabalho, a plena atuação na vida cidadã e os meios para continuar aprendendo, bem como o despertar da sua capacidade empreendedora.


Instituto Federal de Mato Grosso Campus Rondonópolis
Diploma dos tecnólogos vale para concurso e pós-graduação?
O diploma de graduação dos tecnólogos tem validade para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização e de pós-graduação. A garantia é da área de regulação da educação profissional do Ministério da Educação, diante da dúvida, comum entre os graduandos, quanto à validade do documento. Muitos estudantes optam inicialmente por essa modalidade de ensino em razão da rapidez de ingresso na vida profissional. Voltados para a formação especializada e, consequentemente, para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país. Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado e participar de concursos públicos. Podem também ingressar em curso de mestrado profissional. De caráter teórico-prático, o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas reúne a tecnologia da computação, da análise e implementação de sistemas formando profissionais capazes de analisar, desenvolver, programar e gerenciar sistemas de computadores e a toda organização. Além disso, o curso deve possibilitar a formação do profissional capaz de gerir negócios sem desperdícios e sem repetição de tarefas e com um melhor controle de custos, da qualidade do produto e dos serviços, maximizando assim, os benefícios da utilização da tecnologia da informação.

Acesso ao Curso
O IFMT Campus Rondonópolis ofertará anualmente 40 (quarenta) vagas para o ingresso no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Estas vagas serão disponibilizadas apenas para o período noturno, a fim de atender a necessidade dos candidatos da cidade de Rondonópolis e região que trabalham durante o dia. O ingresso nos cursos de Educação Superior do IFMT dar-se-á mediante processo seletivo, com formas e critérios estabelecidos em edital específico, o qual incluirá vestibular próprio do IFMT, Sistema de Seleção Unificada-SISU (de responsabilidade do MEC), transferência interna e transferência externa, portador de diploma de graduação e convênio/intercâmbio de acordo com Edital Público. Para matricular-se no curso de nível superior oferecido pelo IFMT, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. A matrícula dos ingressantes deverá ser efetuada pelo registro escolar do IFMT Campus Rondonópolis e os alunos serão informados sobre datas e horários, normas e os procedimentos para efetivação da matrícula conforme especificado no edital do processo seletivo, de acordo com a Organização Didática.

Biblioteca do Campus Rondonópolis